segunda-feira, 2 de julho de 2012

QUERO FAZER AGRONOMIA

Se você deseja fazer Agronomia precisa saber de algumas informações importantes para não incorrer no erro que vários cometem.

A Profissão do Agrônomo

Lembre-se em primeiro lugar: a designação correta para "Agrônomo" é "Engenheiro Agrônomo", portanto você será um Engenheiro. Sendo um Engenheiro, você estudará muito matérias ligadas à Engenharia.


O Engenheiro Agrônomo pode realizar uma infinidade de atividades, porém, o que inicialmente "a grande maioria" imagina quando escolhe fazer agronomia é atuar na assistência técnica.

Existe uma analogia muito grande entre o Médico e o Agrônomo, sendo este o "doutor" das plantas.

Grade Básica do Curso de Agronomia

Você que deseja fazer Agronomia, vai estudar muito Matemática e Física. Lembre-se que você será um Engenheiro. Então, se não gosta de Exatas, procure outra opção. Este é um dos erros mais comuns por falta de informação.

Outras disciplinas básicas que fazem parte são Biologia e Química , Estatística, Botânica, Desenho, Zoologia, etc...

Note que o curso exige conhecimentos muito abrangentes, que serão utilizados como base para algumas disciplinas.

Grade voltada à profissão

Esta é uma divisão simplista de conhecimentos que você irá adquirir no curso: engenharia rural, engenharia florestal, agricultura, ciências do solo, zootecnia, entre outras.

Você também aprenderá sobre construções rurais, agrimensura, máquinas agrícolas, irrigação e drenagem.

Dentro da Agronomia, que é uma profissão muito abrangente, alguns profissionais atuarão também na área de Zootecnia. É necessário que seja forte o conhecimento sobre animais e seu manejo.

Como outros profissionais atuarão na área florestal, é necessário que sejam ministradas disciplinas ligadas a esta área.

A área de agricultura é a que abrange mais disciplinas. O estudante receberá conhecimentos sobre culturas e seu manejo, disciplinas como: fitopatologia, entomologia, solos, adubação, nutrição de plantas, etc...


Faculdade de Agronomia


São mais de 100 faculdades espalhadas pelo Brasil.

Podemos dividi-las em Federais, Estaduais e Particulares. Você pode conhecê-las no link:
http://www.agronomianet.com.br/links.html

Como escolher a Faculdade

Você pode usar o "ranking do canal do estudante" para conhecer alguns dos cursos. http://www.agronomianet.com.br/ranking.htm


Lembrando que o Inep faz a avaliação do ensino superior no país. Não leve em conta o resultado desta prova de avaliação na hora de escolher o curso, pois algumas faculdades treinam seus alunos para fazer a prova, não sendo portanto, a real situação do ensino daquela instituição em questão.

Pública X Privada

Existem Instituições Públicas que são referências mundiais, com ensino sério, existem àquelas que sofrem muito com falta de estrutura, greves, falta de professores.

Cuidado com as armadilhas!

No caso das privadas, existem ótimas Instituições que principalmente, conseguem colocar muitos profissionais no mercado, mas existem aquelas, que na minha opinião, deveriam ser banidas do meio.

Faça uma faculdade séria, tradicional, não jogue sua carreira no lixo!

OBS: Instituição de Ensino que tem "tantos doutores" não é referência de Instituição é boa. Infelizmente existem "doutores" que conhecem agricultura apenas pelo que viram dentro das salas de aula de suas Faculdades.

Pergunte a alguém que esteja cursando Agrononia em determinada Instituição. Melhor ainda se puder conhecer pessoas que estudam em Instituições diferentes.

Pegue várias opiniões, busque informações. Você quer seguir na área de extensão? Deseja ser um professor universitário ou fazer pesquisas? Pesquise a respeito, e se precisar, estarei a disposição.

Pontos Positivos da Profissão

Agronomia é uma profissão linda e muito importante, muitas vezes desafiadora. Os que estiverem bem preparados, podem ter muito sucesso e ganhar bastante dinheiro.

O país tem um agronegócio desenvolvido e muitas áreas para se trabalhar.

Pontos Negativos da Profissão


Para quem não se prepara: salários baixíssimos. Existe excesso de profissionais na área, por ter muita oferta de profissionais se formando a cada ano.

99% das faculdades tem preparação péssima para o mercado de trabalho.

O que você mais vai ouvir dos professores é que a Instituição "dá a base".

Você estuda de 4 a 5 anos e só recebe "a base". Portanto, estude direito para ter uma boa base, pois a experiência só a virá com a prática no mercado de trabalho.

Mulheres na Profissão:


Você é mulher e quer fazer Agronomia, lembre-se que o mercado ainda é muito machista em alguns setores. Principalmente na parte de Extensão e Assistência Técnica.

Lembre-se, trabalhar no campo não é nada fácil nem para mulher e nem para homem. Visitar propriedades distantes, viajar centenas de km, andar no sol, na poeira, amassar barro, e tal... Nem todo mundo consegue trabalhar num laboratório, num escritório com ar condicionado. Obviamente que existem também os escritórios e campos de pesquisa, mas não somente isto.

Pense bem se você se adapta às condições citadas acima?


Agrônomos de Cidade Grande


Se você é de alguma cidade grande, como Rio de Janeiro, São Paulo , Belo Horizonte perceba o quanto sua vida vai mudar . Há uma diferença gigantesca entre viver na cidade e no campo.

Se você nunca teve contato com o campo, tem que conhecer primeiro, veja no que você está entrando.

Na faculdade tudo é lindo, tudo funciona. Quando você estiver formado, vai sofrer preconceito porque não é do campo. Não tem a mesma familiaridade que os alunos que são de cidades pequenas ou até mesmo de sítios ou fazendas. Mas nada é empecilho para quem gosta. Tente se adaptar e aprender os costumes regionais, assim sua faculdade será mais proveitosa .


VOU DEIXAR UM RECADO QUE PODE AJUDAR QUEM QUER FAZER AGRONOMIA:


"Só faça Agronomia se você gosta. Se você gosta vai ser brilhante, vai ser reconhecido por todos, vai ganhar muito dinheiro.

Não faça porque você não sabe o que quer, não faça porque seus pais querem ou porque não tem outra opção.

Tem que ter muita vocação para exercer esta profissão. O mercado está abarrotado de agrônomos que se formam a cada ano.

Os bons agrônomos são um orgulho para o país, pois gostam do que fazem e se esforçam todos os dias para se aperfeiçoarem. Estes se destacam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário