terça-feira, 3 de julho de 2012

EVENTOS

Eventos & Feiras
Agrifam
A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), da Unesp, de Botucatu, participa da Agrifam com a montagem de um espaço denominado Unidade Integrada Rural (UNIR). Idealizado e coordenado pela Empresa Júnior de Consultoria Agrícola ( Cenagri Jr.
), trata-se de um "sítio modelo" situado em uma área de 8 hectares.
Neste espaço são expostas diversas atividades possíveis de implementação na agricultura familiar com potencial e alternativas para a realização de uma produção sustentada. O principal objetivo da montagem desse espaço é aproximar a Faculdade e os pequenos produtores
de pastagem, irrigação, compostagem, utilização de resíduos sólidos para produção de energia (biodigestor), sistema agroflorestal (SAF), boas práticas de manejo do gado leitero, produção de mudas florestais e outras culturas (café, maracujá), além da viabilidade econômica de cada proposta. As estações contaram com a assistência de alunos dos cursos de graduação em Agronomia da FCA (membros e diretoria do Cenagri Jr.) na realização das demonstrações e orientações ao público.

Café com Leite
Tem como objetivo capacitar os agricultores através de palestras técnicas e debates relacionadas à produção de café e pecuária leiteira.O envento acontece no município de Torrinha, os visitantes contaram com a participação de 44 expositores, que demonstraram máquinas, equipamentos e implementos voltados ao setor agropecuário. Além disso, a renda obtida com a praça de alimentação disponível no local é revertida à s entidade
s da cidade.
O evento é uma realização do Sindicato Rural de Torrinha e da CATI Regional de Jaú, atravé s da Ca
sa da Agricultura de Torrinha.

Dia de Conservação de Solo
A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, campus de Botucatu, realiza o Dia de Campo de Conservação do Solo, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado.
O público alvo do evento são os produtores da região, alunos de graduação e pós-graduação e técnicos agrícolas. As atrações são práticas de construção de terraços, de captação de água com caixas de contenção e de recuperação de estradas. Os participantes fazem uma visita à área de plantio direto da Fazenda. Segundo o professor Paulo Arbex, do Departamento de Engenharia Rural da FCA e coordenador do evento, a conservação do solo é um tema que exige conscientização em âmbito mundial. “Caso não tenhamos os cuidados devidos com uma determinada área, pode haver perda da capacidade produtiva do solo, provocando a necessidade de abrir novas áreas para o cultivo”. Há uma frase de Lester Brown que o Professor Paulo cita em suas aulas que diz: “O solo não é uma herança que recebemos de nossos pais, mas sim um patrimônio que tomamos empr estado de nossos filhos”.O Dia de Campo de Conservação do Solo é uma realização do Centro Agrícola de Consultoria Cenagri Jr. (empresa junior), Programa de Educação Tutorial (PET) da Agronomia e o Grupo d e Plantio Dir eto da FCA.

19º Dia de Campo na Cultura do Milho
Sendo um evento tradicional na região de Botucatu, reunindo produtores, técnicos, profissionais de assistê ncia, empresas e revendas envolvidas com a cultura de milho.
Serão apresentados diversos resultados de produtividade de vários hí bridos e cultivares de milhos comercializados atualmente.
Ao longo desses 18 eventos, foram alcançadas médias de público ao redor de 250 participantes, realizando assim a função de uma instituição pública que é, também, a de divulgar conhecimento técnico-científico aos produtores.
Na sua 19° edição, o dia de Campo na Cultura do Milho irá contar com empresas de diversos segmentos, oferecendo ao publico novas tecnologias
nas áreas de sementes de milho, convencionais e transgênicos, de fertilizantes, máquinas e implementos. Serão ministradas palestras por vários profissionais, demonstrações de máquinas e novas tecnologias desenvolvidas. Produtos são desenvolvidos baseados em experiências, entretanto a opinião e a experiência do produtor são as mais valiosas formas de aprimorar uma nova tecnologia.

Dia de Campo de Cereais de Inverno
A Faculdade de Ciências Agronômicas, o Cenagri Jr. Consultoria Agrícola e o Sítio Modelo Lageado são os organizadores do Dia de Campo de Cereais de Inverno, o evento ocorre na central de aulas da Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu e é destinado a demonstrar a importância dos cereais de inverno, suas utilizações e principais prá ticas de manejo.
São exibidas as culturas de trigo, triticale, aveia, aveia preta, cevada e azevém, além de demonstrações práticas de fenação e um ensaio comparativo de adequação de cultivares de trigo para a região de Botucatu, com palestras de profissionais da área. O evento, coordenado pelo vice-diretor da FCA e professor do Departamento de Produção Vegetal, área de Agricultura e Melhoramento Vegetal, Sílvio José Bicudo, é gratuito e aberto a alu nos, produtores rurais, profissionais e demais interessados no tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário